Acerte no TOP: conforto, segurança e beleza!

Não é de hoje que sabemos que lingerie não combina muito com bicicleta né? Apesar de prometer proteção, na verdade, o que você ganhamos é desconforto e sinais na pele (quando não algumas feridas). Porém esse item, a PROTEÇÃO, é muito importante no mundo feminino e deve ser combinada com CONFORTO quando se trata do ciclismo.


O Top é o melhor substituto do sutiã, mas a escolha dele é muito importante pra não trocar 6 por meia dúzia. Quando falamos em ciclismo, independente da modalidade, falamos de uma prática de ALTO IMPACTO. Mesmo no indoor ou no urbano, as movimentações são um tanto quanto agressivas em alguns momentos para separarmos do nosso foco. Por isso meninas, temos que proteger os seios sempre!


A anatomia das mamas é formada essencialmente por fibras de colágeno e pelos ligamentos de Cooper, que, quando sobrecarregados, podem causar danos irreparáveis à região, além de flacidez nos seios. Daí a importância do uso de tops esportivos que garantam sustentação na hora de prática de exercícios físicos. Por conta da espessura fina da pele e da carência de músculos e ligamentos de suporte, os seios estão sujeitos a deslocamentos e oscilações durante salto, corrida e outros movimentos bruscos que possam ocorrer durante a atividade física. O sutiã específico para a ocasião entra em cena, então, para amortecer e manter tudo no lugar, evitando movimentos bruscos ou esforço excessivo.


Uma coisa já se sabe: durante a atividade física, os seios se movem de forma aleatória e independente. A mama pode subir até 21 centímetros durante o exercício!!!

Para seios grandes, a dica é o uso de tops sem aro, preferencialmente sem costura e com alças largas. Além disso, o tecido que envolve as costas deve ser mais amplo para evitar que os seios se mexam junto com os movimentos de ombro. Quanto aos seios menores, a sugestão são tops que protegem por compressão. A dinâmica é simples, eles apertam o volume contra o corpo para que não saiam do lugar. Considerando que os movimentos oscilatórios acontecem na vertical e na horizontal, este tipo de top é capaz de deter todas as oscilações.


O que a ciência diz

Desde 2005, a Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, analisa em laboratório diversas mulheres com seios de diferentes tamanhos durante a realização de atividades físicas e cotidianas. A ideia dos estudos é captar dados a respeito de quais atividades podem aumentar a flacidez nas mamas, além do comportamento dos seios durante cada uma delas.

Algumas descobertas são surpreendentes! Exercitar sem a sustentação certa para os seios, exige mais força nas pernas, aumentando o impacto contra o chão em até 27%.

Pior: isso pode elevar as chances de uma lesão durante o exercício!

Já o uso de tops esportivos reduz em até 55% a atividade do músculo peitoral – resultado diretamente ligado à preservação da saúde dos seios, e das pernas.



Como escolher seu TOP esportivo de Ciclismo:


1- Não às costuras!

Este é o mesmo conselho que nós oferecemos com shorts de ciclismo; tentar ir para sutiãs esportivos com o menor número de costuras. Cada costura é um potencial ponto de irritação, pense nisso!


2 - Tire suas medidas sempre!

É fato que o tamanho da mama tem variações ao longo do tempo, principalmente de quem pratica esporte, já que você está sempre perdendo gordura e ganhando massa (assim esperamos né meninas?!). Só porque você era M em 2015 não significa que é o que você está agora! É preciso ter tempo para descobrir o seu tamanho atual. Peça ajuda às especialistas das lojas ok?


3 - Experimente de verdade!

Pule, pedale no ar, corra no local... sim! Tudo isso dentro do provador... Pode parecer loucura, mas é a melhor maneira de testar a eficiência do produto e o conforto que ele poderá te trazer na hora do uso.


Sempre que possível, escolho tops que oferecem tamanhos diferentes para a taça e as costas (em quem tem muito peito, essas duas medidas fogem do padrão) para que não crie jogo ou espaço entre a peça e o corpo.


4 - Avalie o tecido!

Procure tecidos mais estruturados (não significa duro) e tops construídos de forma inteiriça, para mais estabilidade. Prefira materiais como Dri-FIT e CoolMax. Tente evitar 100% tops de algodão pois eles tendem a ficar molhado: o sutiã esportivo precisa agir como uma camada de base e proteger o corpo da umidade, manter seus seios livre do suor e reduzir o atrito entre eles.


5 - Opte por cavas mais profundas!

Isso é algo que é muitas vezes esquecido quando se compra um sutiã esportivo para o ciclismo. Assuma a posição de bicicleta: levante os braços e coloque em seu guidom imaginário; você pode sentir as tiras de fricção nas suas axilas? Se te incomodar, não compre... prefira cavas mais baixas pra não ter atrito.


6 - Alças devem dar segurança, não dor!

O modelo de top "frente única" não permitem uma boa amplitude de movimento. Se você pedala por horas, em um momento, a pressão de ter um clipe ou tecido de trás do seu pescoço pode te trazer dores no ombro e pescoço. O melhor é optar por alças tradicionais ou estilo nadador, essas últimas inclusive são grandes aliadas à boa postura. Também tenha em mente a largura das tiras, quanto maior, mais amortecimentos elas irão te oferecer.


Se você andar com mochilas de hidratação, vale apena levá-la na hora de comprar seu top, pra saber como interagem com as tiras e com os modelos escolhidos


7 - Ajustar é importante, incomodar jamais!

A forma de fechamento dos tops também devem ser analisados: os reguladores nos ombros, frontais e nas costas, podem ser uma boa opção de segurança, porém devem ser avaliados quando usados com mochilas, bolsas e etc. Além de ter a percepção de que eles não se tornarão ao longo das horas um incomodo daqueles bem doloridos!!!


8 - Bojo demais não!

Para esportes de alto impacto os bojos servem como "separador" das mamas, ou seja, evitam o contato entre elas e suas consequências. Mas isso não necessita de um bojo grosso ou equivalente aos dos sutiãs tradicionais. Valorize mais a sua segurança do que aparência nesses momentos!


E não use um sutiã por baixo do top! Se você acha que vai segurar mais ou "avantajar" mais seus seios, entenda que isso somente vai te dar mais peso, mais calor e maior possibilidade de infecção na área. Pense nisso!

Segurança e beleza é o nosso lema meninas!!! Não se esqueçam disso!!!

Beijinhos

MissBike

#top #topdeciclismo #sutiaesportivo #DicadeBicicleta #mulheresquepedalam #doresnapedalada

Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts