Quero ir de Bike e Salto Alto também!

#historiasmissbike - Desde de que comecei o blog, tive a ideia de passar pra vocês as diferentes formas de pedalar e as diferentes paixões pelo ciclismo. Claro que sempre teremos nossa preferência a um estilo, mas isso não deve significar que você deva praticar só ele, vale a pena conhecer a maioria deles. Quando vi a página da Viviane Mendonça, ‘Vou de Bike e Salto Alto’, na minha vida de iniciante de ciclismo, juro que achei que era puro e simplesmente um título fantástico de um grupo e tal. Mas aí, conversa vai, conversa vem... minhas amigas, eu fui muito inocente, a mulherada PEDALA DE SALTO ALTO MESMO!!! E não é pouco alto não, é aquele salto mara que a gente usa sabe?! Eu fiquei chocadaaaaaa!!!! “Costumo me preocupar com o visual na hora de pedalar sim, e muito! Você não precisa andar 'fedidinha' e muito menos sem maquiagem só porque vai de bike. Visto-me exatamente como se fosse de carro, ônibus ou táxi, não deixo de usar nada que gosto, só porque vou de bicicleta. Assim que entendi que isso era perfeitamente possível, ganhei as ruas imediatamente. Inclusive, acessórios dos mais diversos são muito bem-vindos para nós, mulheres ciclistas; isso deixa você e o trânsito mais leves e mais bonitos.

Uma das maiores vantagens é poder ir a muitos lugares de salto alto, o que provavelmente não conseguiria fazer andando a pé, principalmente por calçadas irregulares. Agora com a bike, sonho realizado de ficar de salto o dia todo indo e vindo pelas ruas.” – comentou Viviane.

Ela já pedalava até 80 km em trilhas e cicloturismo, até que decidiu levar essa experiência para o dia a dia da sua rotina. Começou pedalando para o trabalho e depois foi adaptando a bicicleta a outros afazeres diários. Percebeu, o que eu sempre tento passar pra vocês: nada é impossível até você tentar!!! "O que mais me intrigava era o fato de ter que pedalar todos os dias com aquelas roupas de ciclistas, e claro, a logística seria péssima: tira roupa, leva roupa na mochila, troca de roupa no trabalho! Não, assim eu não queria! Foi então que decidi ir pedalando vestida da mesma forma que vou ao trabalho, ou seja, de bike e salto alto. E não é que funcionou (risos)?! Nestes anos todos de pedaladas, tive o privilégio de conhecer vários países e pude ver como homens e mulheres de lá pedalam com roupas casuais. Então, pensei: porque não? E, a partir disso, tomei a iniciativa.

Primeiro, fiz o trecho num domingo de manhã de casa até o meu trabalho. Estava acompanhada do meu marido, que sempre foi meu maior incentivador, apoiando minhas maluquices de bike, aliás, sem ele eu nunca teria tido coragem de fazer tudo o que faço, somos grandes companheiros unidos pela bicicleta. Na semana seguinte iniciei o que seria a minha liberdade e independência de ir e vir, já que não dirijo e não tenho carro. Minha rotina de locomoção pela cidade se resume em bike, ônibus, a pé ou de táxi, exatamente nesta ordem.” (Viviane Mendonça) COMO PODEMOS APRENDER A PEDALAR DE SALTO ALTO VIVI??!!!

Viviane respondeu com alguns pontos importantes:

1 - O Tipo de Bicicleta: “Se você vai para o trabalho, procure uma bike mais urbana e confortável”. Pra começar a pedalar de salto você pode usar bikes de MTB também, mas cuidado com o equilíbrio pois elas possuem a barra superior muito altas, o que pode dificultar o uso de saias e saltos. Para começar, experimente bikes mais simples e com preços mais honestos. Caso você não se adapte, pelo menos não gastará tanto dinheiro assim. Mas, se caso você se viciar assim como eu, aí sim, procure algo do seu perfil e nunca mais pense em parar, porque você não irá conseguir! 2 – Bike com cesta: é ideal para carregar alguns itens que nós mulheres sempre temos à mão. Procure não utilizar mochilas, elas fazem com que você sue muito nas costas, e isso será um incômodo no trabalho. 3 - Corrente protegida: encontre uma bike que tenha as correntes protegidas, porque senão a sua canela vai chegar com graxa todos os dias. 4 - Use o para-lama: sua bike deve ter proteção na roda traseira, para não espirrar lama nas suas costas e acabar com seu dia. 5- Lenço no pescoço: é essencial pois, além de chique, ainda protege o nosso lindo pescoço. 6- Tenha uma capa de chuva: o tempo é sempre um "inimigo" do ciclista, principalmente quando se trata das chuvas, então, previna-se. 7 - Maquiagem: se você é daquelas que amaaa uma boa maquiagem, aconselho você a fazê-la quando chegar ao seu local de trabalho (ou de destino). Tenha seu kit sobrevivência com você ou no armário do trabalho! Vale apena sair um pouquinho mais cedo e ficar linda do mesmo jeito!!!


Caso prefira fazer antes, o risco é maior de borrar um pouquinho por causa do suor, mas nada que vai te impedir de pedalar. 8- Guarde uma Roupa Extra: tenha sempre uma camisa ou camiseta extra em seu armário do trabalho também, pois em dias muito quentes ou muito chuvosos elas poderão ser o seu socorro!!!


E O SALTO? DÁ PRA SER ALTO MESMO??!!

"Para utilizar salto alto no pedal é simples, você só precisa apoiar a parte da frente do sapato. Tome cuidado com saltos muito finos e muito altos, pois podem enroscar no pedal. Se quiser, comece com sapatilhas que, além de confortáveis, te darão mais estabilidade no início, farão você se sentir mais confiante para divar pelas ruas, e depois vá experimentando outros saltos e adaptando- os à sua rotina. Lembrando que os saltos são para pedais mais curtos, trechos longos pedem tênis ou calçados mais apropriados.” (Viviane Mendonça)

Acreditem, é possível deixar seu carro em casa e ir de bike ao trabalho. Vá uma vez por semana, ou então, vá até à padaria, à manicure e à outros locais próximos a sua casa... Algumas experiências na vida devem ser sentidas na prática, e pedalar é uma delas.

Tente... depois você pode seguir em frente ou não, mas nunca deixe de experimentar algo novo!!!

(Vivi nos incentivando)

Meninas, fiquei tão intrigada de como vou pedalar com salto que até me esqueci de dar importância à dificuldade de pedalar na cidade. De acordo com a Vivi, educação no trânsito é o único remédio pra se proteger. A velha história de que gentileza gera gentileza!


Mas vocês podem ler a entrevista completa com todos os detalhes no site da Revista Bicicleta tá? Vale a pena ver todos os detalhes e todas as dicas da Vivi. E seguir as páginas dela também: @vou_de_bike_e_salto_alto Fico devendo o vídeo com a minha tentativa, mas vou fazer. Se você conseguir manda na nossa página tá?! É só marcar a gente!!!! Mais uma história emocionante pra nos incentivar cada dia mais!!!!! Se você também tema sua, manda aqui pro nosso e-mail!!!! Beijinhos Miss Bike

#DicadeBicicleta #pedalebeleza #dicadepedal #ridelikeagirl #pedalaremagrece #mulheresnopedal #mulheresquepedalam #pedalprameninas

Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts