CIMTB - entenda melhor ! (entrevista com Isabella Lacerda)

Está chegando o esperado dia, da primeira etapa, da Copa Internacional de Mountain Bike - CIMTB! Essa é uma das provas de MTB mais esperadas do ano, por isso vamos falar, basicamente, como funciona e quais as diferenças entre os modelos mais tradicionais de competição. Se você está apaixonada pelo esporte, vai enlouquecer com a adrenalina que esses dias de competição proporcionam!!!!


"A etapa de Araxá, que abre a temporada da Copa Internacional Levorin de MTB, será entre os dias 4 e 6 de março, no Complexo do Barreiro. A competição terá a maior pontuação das três etapas, o que fará com que a briga fique ainda mais acirrada para aqueles que buscam pontos para conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos. Este é o segundo ano que a prova é realizada em nível mais alto, na classificação SHC (Stage Race Hors Class), grau concedido pela União Ciclística Internacional (UCI). Com isso, a etapa soma até 160 pontos no ranking mundial da UCI para o campeão." (Fonte:http://noispedala.com.br/araxa-abre-temporada-da-copa-internacional-levorin-de-mountain-bike-com-atletas-de-varias-partes-do-mundo/)

Um trechinho do site da cimtb.com.br, se ainda não ficou claro a grandiosidade do evento: "Araxá completa 14 anos de evento e a expectativa é sempre enorme. É considerado um dos maiores eventos da América e em 2017 a expectativa é que venham atletas de mais de 15 países com destaque para os mais distantes como Eslováquia, Sérvia, Suiça, Hungria, Israel, Portugal, Estados Unidos, além da América Latina em peso. "

As duas primeiras etapas da copa, Araxá e São João del Rei, são de cross-country; a última, em Congonhas, é uma maratona. Pra entender a diferença disso, entrevistamos a atleta (diva), Isabela Lacerda, e questionamos a diferença entre esses modelos de competição. Segue abaixo pra vocês, uma explicação de quem entende, na pele, sobre competições. Acompanhem!!!


Mountain Bike é o esporte, dentro do MTB temos as modalidades:

XCO - Cross Country

XCM - Maratona

DH - Down Hill


1 - Principais Diferenças:


O XCO as provas duram entre 1h30min a 1h45min de acordo com a regra UCI (União Ciclística Internacional), o número de voltas é definido de acordo com cada circuito, depende do tempo que se demora para fazer a volta. É estipulada sempre na véspera da competição.

O ritmo é sempre muito intenso, por ser uma prova "curta". É sempre em trilhas com obstáculos teoricamente naturais (pedras, raizes, saltos), a técnica ajuda muito nessas competições.


O XCM já é uma prova longa, realizada em um percurso: larga - percorre uma distância - e chega. É composto por estradas e algumas trilhas. A resistência é muito importante nesse tipo de prova e a técnica não faz uma diferença muito grande, como no XCO. O ritmo é forte porem tem que ser constante, por se tratar de uma prova longa tem que saber dosar o ritmo para não faltar nos kms finais.

2 - O que muda no treino, alimentação e preparação física.

O treino muda a especificidade. Treina-se muita explosão e tecnica no XCO e no XCM mais volume.

A alimentação é de acordo com os treinos.

3 - Principais campeonatos


XCO: *Campeonato Brasileiro

*Copa Internacional de MTB (CIMTB)

*Taça Brasil de XCO

*Campeonato Panamericano

*Campeonato Mundial

*Copa do Mundo

XCM: *Campeonato Brasileiro

*Campeoanto Mundial

*Campeonato Panamericano

*Brasil Ride

*Iron Biker

*GP Ravelli

*Big Biker


4 - Experiência: prêmios, classificações, etc *Campeã Brasileira de MTB XCO *Campeã Brasileira de MTB XCO (sub23) *Tricampeã Copa Internacional de MTB *Bicampeã Taça Brasil de XCO *Bicampeã Brasil Ride categoria American Woman *Campeã Abierto NOA XCO - Argentina *Campeã Copa AMPM - Costa Rica *Campeã 4ª etapa Alpentour Trophy - Áustria

*6º lugar Jogos Panamericanos - Toronto/Canadá

*22º lugar Copa do Mundo - Estados Unidos *23ºlugar Copa do Mundo - República Tcheca *Atleta suplente nas Olimpíadas do Rio 2016 *Atleta da Seleção Brasileira desde 2010


Bom, com toda essa bagagem agora, só falta mesmo um encontrinho em Araxá!!! Estaremos lá e vocês??!!!!

Beijinhos

MissBike

#dicamissbike #cimtb #mtb

Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts