Tudo que sobe, tem que descer!

NÃO SENHORA! NADA DE DESCER DA BIKE NA LADEIRA!!!! Já aprendemos aqui a subir com técnica e motivação! Agora vamos aprender a descer, vencendo a tensão, o medo, o pânico, o terror, os obstáculos e tentar, ao máximo, aproveitar a descida!

No MTB tem 5 dicas básicas pra você descer como uma Diva e não cair como uma fruta madura:


1 - BUNDA PARA TRÁS: Para trás de onde? Do selim, posicionando a barriga sobre o banco. Coloque o bumbum bem atrás do selim, mas sem perder a "pegada" do freio e guidom. Porque? É dessa forma que você vai por mais peso na bike na roda traseira, e menos na dianteira, que já está com força demais dos seus braços e da inclinação.



2 - APERTE O SELIM COM A SUA COXA: em uma descida mais longa, colocar a bunda para trás do selim pode exigir muita força, mesmo assim você deve colocar o peso o mais para trás do selim possível; como se você sentasse nele com as coxas. Isso vai te ajudar a manter o equilíbrio, distribuindo melhor seu peso nos braços, pés e coxas, nesse caso.


3 - DOIS DEDOS NO FREIO TRASEIRO (DIREITO) E UM DEDO NO FREIO DIANTEIRO (ESQUERDA): os freios devem ser controlados e equilibrados. A proporção deve ser maior no freio traseiro, mas não intensamente a ponto de não usar o dianteiro. Deixe a bike "rolar"! Por medo e insegurança você pode acabar querendo frear demais, e isso está errado! Quanto menor a velocidade, mais difícil manter o equilíbrio e maior a possibilidade de queda. Desacelerar também provoca desequilíbrio, por isso o ideal é manter uma velocidade boa e constante.Uma boa dica é tentar frear antes da descida mais íngreme, nos intervalos entre uma descida e outra; e/ou até mesmo nas partes dos terrenos sem cascalho e areia. Isso evita os "embalos" que aterrorizam nossa vida ciclista!

*Atenção: evite as gramas; elas escondem terrenos bem mais escorregadios e podem ser uma armadilha!


4 - ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO: não é porque você não gira as pernas que as descidas são momentos de descanso. Por mais bruta que você seja, essa parte exige atenção e concentração. Você deve saber exatamente onde vai passar, por isso, tente olhar pelo menos uns 5 metros da sua posição. Não é hora de pensar na morte da bezerra ok? Escolha onde vai passar e mantenha a posição certa na bike! Lembrando inclusive de não estender em excesso seus braços... deixando que eles continuem amortecendo o percurso para o corpo... não é hora de esquecer disso!!!


5 - MANTENHA A RESPIRAÇÃO: não é porque não está subindo que as técnicas de respiração podem ser abandonadas. Nada de relaxar! A respiração ajuda na oxigenação do cérebro e mantem seu corpo "abastecido" pro restante do percurso. Porque se desceu amiga... vai ter que subir!!!


Aqui falo mais pra MTB, porque a descida de asfalto tem outras técnicas que, não são mais fáceis, mas se você controlar bem o guidom e a velocidade, dificilmente vai cair. Para quem gosta de usar a técnica de ciclismo de estrada (speed), deve-se abaixar o corpo, deixando-o mais próximo ao tubo superior do quadro da bike, para ganhar aerodinâmica e cortar o vento. Ao mesmo tempo, é importante não deixar os membros superiores travados, nem relaxados demais, estando preparado para qualquer obstáculo que encontre a sua frente.


Outra categoria de ciclismo, totalmente dedicada às descidas, é o downhill. Essa categoria utiliza bikes e técnicas muito específicas, que não vou arriscar colocar pra vocês hoje!!


Aguardo ótimas histórias de lindas e deliciosas "ladeiras" percorrida por vocês!!!!


Beijinhos

MissBike

#mtb #bicicletaesaúde #dicamissbike #mulheresquepedalam #pedalprameninas #dicadepedal #ridelikeagirl #DicadeBicicleta #querocomeçarapedalar #descidasdebike

Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts

© 2023 by Glorify. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now