Mamãe Ciclista: da gravidez à volta ao pedal

Aproveitando a véspera do Dia das Mães, aqui vai um super post que tem tudo a ver com essas guerreiras!


Acompanhando as histórias de algumas leitoras, me deparei com a página da @mamae_ciclista, na qual uma atleta mostrou o período de gravidez sem deixar a bike nem nas fotos com o barrigão. Achei aquilo incrível! É uma dúvida de todas nós mulheres de "como será no período da gravidez? Tenho que abandonar o pedal?". É claro que, tudo que ocorre nesse período deve ser acompanhado pelo seu médico. Mas amei a história da Alessandra! Achei divertida e esclarecedora e, por isso, resolvi dividir com vocês:


"Minha paixão pela bike começou desde cedo. Meu pai tem uma oficina de bicicletas e me lembro quando eu e minha irmã ajudávamos ele nos consertos. Sem falar que brincávamos adoidadas de bicicleta - tudo era a bike: pega-pega de bicicleta, bike que virava moto e até carro. A gente levava o cachorro e até um passarinho de estimação pra passear hahaha...

Depois veio a vida adulta, trabalho, faculdade e a bike foi ficando de lado. A três anos decidi comprar uma outra bike e conforme eu tinha tempo, ia fazer meus pedais e desde então não me vejo mais longe da minha magrela! Foi a bike também que me aproximou do meu marido. Ele também ama pedalar. Desde então, a paixão e a motivação pelos pedais só aumentou. E foi assim que nasceu um amor maior chamado Heitor!


E não foi a gravidez que me afastou da bike não! Fiquei parada por pouco tempo, mas já estou de volta e tenho certeza que a bike me ajudou muito a manter uma gravidez saudável. A orientação do meu obstetra era fazer tudo aquilo que eu me sentia confortável para fazer. E assim foi! Pedalei até os seis meses da gestação, que foi onde comecei a sentir um pouco de desconforto, devido ao barrigão e a vontade constante de fazer xixi kkkk Eram 10km de pedal, e um pit stop. Eu estava num ritmo forte antes de engravidar. Mantive os pedais porém reduzi o ritmo, pedalando só em lugares planos e fazendo no máximo 20km em cada pedalada. No sétimo mês da gestação tive que parar completamente as atividades físicas, até mesmo as caminhadas pois meu bebê já estava encaixado e poderia nascer a qualquer momento. E eu estava de apenas 33 semanas. Foi ali que abandonei tudo em nome da nossa saúde.


Por isso, quero lembrar aqui, que só pedalei até os seis meses porque eu já estava habituada a pedalar. Jamais comece uma atividade física durante a gravidez. O ideal para as mamães sedentárias são apenas caminhadas leves. Mesmo eu estando em repouso nas atividades, meu bebê não quis esperar até o nono mês e nasceu prematuro, de 35 semanas, porém nasceu muito forte e saudável! Tive parto normal e posso dizer que meu parto foi maravilhoso, pois foi muito rápido e abençoado. Tenho certeza que as atividades físicas me ajudaram muito a facilitar a dilatação e o nascimento do bebê de forma tão tranquila. Minha bolsa estourou às 3:30 da madrugada. Às 5:30 comecei a sentir contrações e às 10:00h eu já estava com meu bebê nos braços!

Uma semana depois do parto eu já havia voltado ao meu peso de antes e meu corpo também já estava praticamente igual. Quem me via, dizia que não parecia que eu tinha acabado de ter um bebê! Tive uma gestação muito tranquila, sem enjoos e sem complicações. Com 35 dias após o parto, decidi voltar as pedais. Novamente, a recomendação do obstetra era retomar minha rotina o mais breve possível, respeitando meu corpo conforme eu me sentisse bem para isso.


Estou muito feliz pois agora somos uma família de ciclistas!! Se depender de mim e do meu marido, nosso bebê vai pedalar muito também! E não só pedalar, mas fazer outras atividades, afinal os benefícios são muitos e é de berço que se aprende a ter esse bom gosto!! Experiência própria!! A melhor herança que recebi e que poderei deixar serão os bons exemplos! E que comece pelo pedal!! Bora??"


Parabéns Alessandra por sua linda história e obrigada por compartilhá-la com a gente! Ah! E que fofo é o Heitor!!! (dá vontade de apertar muuuuuuuitoooo!!!)

Parabéns à todas à mamães pelo seu dia!!!!


Beijinhos

Miss Bike

#mulheresquepedalam #mamaeciclista #maternidadeeciclismo

Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts